Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

CURIOSIDADES SOBRE A COUVE



A couve é rica em vitamina A (indispensável para a vista e para a pele), vitamina C, K e algumas do complexo B. Também é rica em cálcio (oferece tanto quanto o leite), fósforo e ferro, minerais muito importantes para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Além disso, contém bastante celulose, uma substância ótima para o funcionamento do intestino
Os benefícios proporcionados pela couve
  • Possui sais minerais que atuam na formação dos ossos, dentes e sangue;
  • Ótimo para o crescimento do cabelo;
  • Combate tosse e rouquidão;
  • Mantém  os ossos saudáveis e ajuda a controlar impulsos nervosos;
  • Combate artrite;
  • Limpa o intestino;
  • Cura úlceras gástricas;
  • Recomendado para quem está de dieta e quer perder peso;
  • Trata feridas inflamadas;
  • Contém indóis, compostos que podem diminuir o potencial cancerígeno do estrogênio;
  • Induz a produção de enzimas que protegem contra várias doenças;
  • Ótimo resultado no combate avermes;
  • Evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso;
  • Combate as enfermidades do fígado;
  • Age  como laxante;
  • Ajuda a combater  asma e bronquite.

COUVE CULTIVADA PELO MEU PAI EM DOM CORRÊA-MG




quinta-feira, 23 de maio de 2013

HISTÓRIA DOS ORATÓRIOS



Museu do Oratório de Ouro Preto ganha livro reeditado

Oratório de salão, Minas Gerais, século XVIII, pintura atribuída a Manuel da Costa Athaide
  Objeto de devoção da cultura católica, os oratórios também são dotados de riqueza estética capaz de exprimir com rara beleza o universo da fé. O Museu do Oratório, situado na cidade de Ouro Preto, reúne valioso acervo dessas peças da tradicional arte sacra brasileira. Em comemoração dos 15 anos de existência do Museu, será lançado a segunda edição do livro que leva o mesmo nome do espaço.

Completamente revista e ampliada, esta nova edição conta com 162 oratórios em mais de 300 imagens em alta resolução, tamanho ampliado e com legendas que especificam o histórico das peças. Todos os textos estão em inglês e em português.

Lançado pelo Instituto Flávio Gutierrez em parceria com a Fundação Cultural BNP Paribas, o livro tem como objetivo "trazer uma abordagem histórica, enfatizando a importância da coleção no universo da arte sacra brasileira", afirma a coordenadora do Museu, Ângela Gutierrez. O lançamento oficial acontece no dia 23 de maio, no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, em Belo Horizonte. O evento será restrito a convidados.

Museu do Oratório - Ouro Preto

Uma coleção que começou quando Ângela, ainda menina, recebeu de presente do pai um oratório feito a de madeira de goiabeira, com uma pequena imagem de Santana dentro. Este artefato despertou nela o desejo de colecionar arte brasileira. "Aquele presente despertou meu instinto de busca e descoberta, como incorporação concreta da arte enquanto motivação e vivência humana", afirma a colecionadora no prefácio do livro, prestando homenagem a seu pai.

Tal instinto levou a Ângela a doar seu patrimônio ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), dando origem ao Museu do Oratório, montado num casarão setentista, no qual Aleijadinho (1738-1814), expoente artista do barroco brasileiro, morou parte de sua vida. Nesses 15 anos o espaço já recebeu cerca de 1,5 milhões de visitantes.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Uma ótima maneira de aproveitar o forno de barro...




Biscoito de polvilho na folha de bananeira
Ingredientes:
300 ml de óleo, mais 2 colheres (sopa)

300 ml de água

1 kg de polvilho doce

1 colher e meia (chá) de sal

14 a 18 ovos
Material
Folhas de bananeira cortada em quadrados grandes

Como fazer
Pôr o polvilho e o sal em uma vasilha ou gamela. Levar o óleo ao fogo e retirar quando já estiver bem aquecido. Despejar sobre o polvilho, com bastante cuidado para não se queimar, e misturar com uma colher. Pôr a água para ferver e fazer o mesmo procedimento. Pôr seis ovos e amassar até a massa ficar bem lisa. Acrescentar o restante dos ovos, de dois em dois, e ir amassando até dar o ponto, que não pode ser muito mole. Com a massa pronta, espalhar duas colheres de óleo na superfície, para não ressecar. Pôr a mistura em um saco de plástico, com um dos bicos cortado. Pôr as folhas de bananeira no tabuleiro, com a parte brilhante virada para baixo. Com o saco, espremer argolas em cada pedaço de folha, no tamanho e formato desejados. Pré-aquecer o forno por 10 minutos, a 190 graus. Pôr os biscoitos para assar e, depois que crescerem, diminuir a temperatura e deixar até dourar.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Vocação do Ser Humano



A vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro do Gênesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros na família: os esposos guardam-se reciprocamente, depois, como pais, cuidam dos filhos, e, com o passar do tempo, os próprios filhos tornam-se guardiões dos pais. É viver com sinceridade as amizades, que são um mútuo guardar-se na intimidade, no respeito e no bem. Fundamentalmente tudo está confiado à guarda do homem, e é uma responsabilidade que nos diz respeito a todos. Sede guardiões dos dons de Deus!